O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPCIAM), Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco foi aprovado em 05 de setembro de 2018 pela CAPES, na área Ciências Ambientais, com periocidade anual. A primeira turma do PPCIAM iniciou no primeiro semestre de 2019, no dia 14 de março de 2019.
Na atualidade, o corpo docente do PPCIAM é composto por 16 pesquisadores, com formações e atuações nas Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais e Ciências da Terra, que reunidos possibilitam a prática da interdisciplinaridade no Programa.
O PPCIAM destina-se a formar profissionais provenientes de todas as grandes áreas do conhecimento os quais serão habilitados para a construção de uma visão multi e interdisciplinar sobre o uso e degradação dos recursos naturais, as relações sociedade-natureza, a produção de alimentos e sobre as tecnologias sustentáveis.
Formará profissionais com visão sistêmica do ambiente e com conhecimentos, competências e habilidades necessárias para trabalhar em instituições de ensino e pesquisa, em órgãos públicos e privados ligados às questões ambientais. O profissional formado deverá estar habilitado para construir, contribuir e propor planos de gestão além de políticas e tecnologias mais adequadas às características regionais, com base no conceito de desenvolvimento sustentável.
Assim, o curso veiculará conhecimentos que permitirão aos profissionais analisar, avaliar e propor soluções sobre impactos gerados pelas interferências do homem nos processos de transformação dos recursos naturais e os seus efeitos sobre o ambiente, nos ecossistemas naturais, agroecossistemas, recursos hídricos, aquecimento global e sobre a população urbana e rural.
O PPCIAM tem como objetivo formar e aperfeiçoar recursos humanos (docentes, pesquisadores e técnicos) qualificados em atividades multi e interdisciplinar na área das Ciências Ambientais, englobando os aspectos ambientais, sociais, econômicos e tecnológicos, visando a governança ambiental e o desenvolvimento sustentável. Gerar pesquisas com contribuições e impactos científicos, tecnológicos e sociais com enfoque nas ciências ambientais, relações sociedade-natureza, agroecologia, tecnologias e sustentabilidade.
Os objetivos específicos do programa são: